domingo, 8 de fevereiro de 2009

Saturday updates from Anamae

Hoje foi muita gente visitar a Tania à noite. De tal forma que nem todos- infelizmente- puderam entrar.
Primeiro foi a Céu, obviamente, que foi apenas dar-lhe mais um beijinho porque já lá tinha estado na visita da manhã. De seguida entrou o Claudio que permaneceu junto dela bastante tempo e que se portou como um homem cheio de coragem. (Beijo para ele). De seguida fui eu. E não vão acreditar... Não há palavras para descrever. Fiquei algum tempo junto da nossa menina dando-lhe mimos, dizendo-lhe por diversas vezes o quanto a amava, comuniquei-lhe a minha intensão de me inscrever como dadora de orgãos, de- enquanto ela não pudesse- enviar aos meus contactos pedidos de apoio para a Associação de Animais da Moita, cantei-lhe a canção que lhe pus no blog: "menininha"; informei-a de todo o apoio que lhe tem sido dado por todos vós e do carinho que lhe têm. Mandei beijos de todos para ela. Voltei a contar-lhe do blog e das mensagens de todos. Dei-lhe muitos beijos, fiz-lhe muitas festinhas, sempre de mãos dadas e....
...quando lhe disse que a Ataner não podia ir hoje nem amanhã mas que iria segunda-feira ela reagiu com a mão...
...quando lhe disse que a Loca iria amanhã, ela reagiu com a mão...
...quando lhe disse que infelizmente a Cometa não poderia entrar mas que estava lá fora, não reagiu (como se tivesse ficado triste por a não poder ouvir)...
...quando lhe disse que a Bikovska estava lá fora e que tinha vindo do Fundão para a ver, pressionou-me ligeiramente a mão; mas quando lhe perguntei se ela a queria conhecer e tê-la junto a ela....
Não há descrição!
Ela tentou mexer a cabeça, pressionou-me a mão, mexeu ligeiramente a boca e a máquina começou a apitar..... ELA REAGIU!!!!!!!
A enfermeira veio a correr, controlou os valores e deixou a Bikovska entrar porque eu lhe disse que a Tania tinha reagido quando eu lhe perguntei se ela a queria conhecer!
Abracei a enfermeira, que não deixou de voltar a alertar para a situação crítica da nossa menina, e agradeci-lhe. Depois saí eufórica, a pairar, quase correndo a chamar a Bikovska e a contar das novidades a todos os que estavam cá fora, incluindo os pais, a cunhada e o Claudio.
A alegria que sinto hoje ninguém ma tira!
A paz que a minha querida menina me transmitiu também não.
Dorme bem, meu doce.
Adoro-te, Tania!
Today Tânia had so many visitors that unfortunately not all were able to see her. First her mother came in for a quick kiss, because she had be there in the morning visit. Afterwards it was Claudio, who stayed for quite some time and took it like a brave man. Then it was me. You're not going to believe this... words can't describe it. I stayed some time with our little girl, caressing her, saying I loved her over and over, I told her I intended to register myself as as organ donor, and take over her pledges for support for the Animal Protection Organization in Moita (where she lives), I sang the song I posted for her in the blog, I told her of all the support and love all of you are sending. I delivered all your kisses.
I kissed her and caressed her, I held her hand all the time and...
when I told her ataner couldn't come until monday, her hand reacted;
when I told her Loca would be there tomorrow, her hand reacted;
when I told her Cometa couldn't come in but she was outside, she didn't react, as if sad for not being able to hear her;
when I told her Bikovska was outside, the she had come all the way from Fundão to see her she squeezed my hand lightly; but when I asked if she wanted her to come in and be with her, it was undescribable! She tried to move her head, squeezed my hand, moved her mouth, the machine started beeping... SHE REACTED! The nurse came running, checked the machines and let Bikovska in because I told her of Tânia's response. I hugged the nurse, who reminded me that Tânia's situation is very serious, and thanked her. Then I almost flew to fetch Bikovska and tell everyone outside what had happened. Nothing can take way the joy I feel today! Nothing can take away the peace our little girl gave me. Sleep well, honey. I love you, Tânia!

16 comentários:

  1. Maravilhoso, simplesmente maravilhoso...:D

    ResponderEliminar
  2. Os MILAGRES acontecem a cada dia....Deus é PAI...FELIZ..hoje mais FELIZ....FORÇA e FÉ SEMPRE...Beijos Elsa Silva Sousa Ilha da Madeira

    ResponderEliminar
  3. My God, this girl is a fighter! TÂNIA you deserve every break you can get!
    Dear God, please keep on letting us have this exemplary person amidst us!
    Prayers & love from us here is Gibraltar.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço a Tânia pessoalmente. Conheci o blog dela através da tia Tulipa há uns tempos atrás e tenho acompanhado as notícias aqui e rezado pela Tânia.
    Fiquei muito feliz hoje por ver que aquele 1% afinal tem muito valor e tenho muita esperança que ela vá conseguir recuperar :)
    Um beijo grande para ela e muita força e coragem aos pais, irmão, família, ao Cláudio e a todos os amigos

    ResponderEliminar
  5. Continuo a acreditar! Tânia, estamos todos contigo!

    ResponderEliminar
  6. Não tenho comentado mas tenho estado presente. Venho ao blog várias vezes por dia e ao fórum outras tantas. Tenho acompanhado tudo o que acontece e pensado muito na Tânia e nas pessoas maravilhosas que a têm acompanhado nestas semanas. E fiquei muito, muito feliz quando li este post hoje. Espero que seja o início das melhoras e do regresso da Tânia. Torço muito por isso.

    E aproveito para dizer que em Portugal somos todos dadores de órgãos por defeito. Isto é, a menos que nos manifestemos e nos inscrevamos numa base de dados (o Registo Nacional de Não Dadores - RENNDA) a dizer que não queremos ser dadores, todos somos assumidos como dadores. O que é muito bom em comparação com sistemas como os EUA, em que só é dador quem se inscreve, sendo que a família pode decidir pela pessoa, em situação de inconsciência. Por isso cá, para sermos dadores, não é preciso fazer nada.

    Beijo grande para a Tânia, cheio de força *
    Witchie

    ResponderEliminar
  7. Que noticias tao boas, fiquei mesmo mto feliz por saber que a nossa menina linda te deu sinal que estava a ouvir-te.

    (qnd eu tive em coma e via lá por exemplo falimiares que eu adoro mto, as lagrimas caiam, qnd me ias aspirar eu mordia um tubo que tinha na boca, qnd certos enfermeiros falavam para mim a dizer por exemplo "paulo acorda hoje esta um dia lindo, os passarinhos cantam la fora tens que te meter bom para ires ouvir" todo o meu corpo mexia.

    Dona Céu tenha mais um bocadinho de força, pois acredito e tenho mesma muita fé pois como aconteceu comigo que qnd sai do hospital nao andava e ja tinha feito muitos exames e os medicos me disseram que nunca mais iria andar, e de um dia para o outro levantei-me da cadeira de rodas e comecei a andar, porque eu acreditava que eu era capaz de o fazer.
    E entao tambem acredito que a nossa menina consiga.
    E tempos que pensar assim a Tania estava mto cansadinha e esta apenas a descansar, sei muito bem que é simples falar, mas temos que ser positivos.

    Espero conseguir ir ve-la de 5feira a 8 dias, pois é só qnd tenho alguem para me ajudar com a loja, mas vou ter pena se xegar ai e nao a conseguir ver.

    ResponderEliminar
  8. C
    U
    I
    D
    A
    D
    O

    MUITO CUIDADO...

    No dia que fui visitar a minha sobrinha o Pai dela pediu para NINGUÉM lhe fazer perguntas, ponham-se no lugar dela, querer responder e não poder, é AFLITIVO.
    Achei que ele tinha razão e estive 1 hora ao pé dela e falei-lhe sempre sem ser a questioná-la disto ou daquilo.
    Acho que aquilo que ontem lhe fizeram é MUITO PERIGOSO para a Tânia e a prova que é perigoso foi a reacção dela, as máquinas apitaram e a enfermeira correu...
    Pois...correu!!!
    As pessoas não têm a noção do perigo que é!!!
    Acho que os Pais da Tânia têm que INSISTIR com as pessoas para que tenham mais cuidado com as atitudes que têm junto da Tânia.
    Por isso, a equipa de enfremagem dizer que NÃO É BOM PARA A TÂNIA MUITAS PESSOAS junto dela, são muitas emoções...para ela.
    Uma atitude irreflectida num momento desses pode ser FATAL para a Tânia.
    Peço a quem diz que AMA a Tânia, que pense primeiro no bem-estar da Tânia, antes de fazer seja o que for.
    Apelo à responsabilidade de todos.

    ResponderEliminar
  9. Por favor, não me levem a mal, eu só quero o bem da minha sobrinha.
    Se eu quisesse ver reacções dela, para minha própria felicidade, tinha-lhe feito muitas perguntas a ver se ela reagia, mas isso não é bom para a Tânia, acreditem, sei o que digo.
    Para a pessoa que faz as perguntas, pode ser muito bom, mas neste momento não podemos nem devemos ser egoistas e pensar em nós, naquilo que gostamos, mas SIM naquilo que é melhor para a Tânia.
    Li toda a descrição que foi feita e até concordei com a parte inicial:
    ..."Fiquei algum tempo junto da nossa menina dando-lhe mimos, dizendo-lhe por diversas vezes o quanto a amava, cantei-lhe a canção que lhe pus no blog: "menininha"; informei-a de todo o apoio que lhe tem sido dado por todos vós e do carinho que lhe têm. Mandei beijos de todos para ela. Voltei a contar-lhe do blog e das mensagens de todos. Dei-lhe muitos beijos, fiz-lhe muitas festinhas, sempre de mãos dadas e....
    ...quando lhe disse que a Ataner não podia ir hoje nem amanhã mas que iria segunda-feira ela reagiu com a mão...
    ...quando lhe disse que a Loca iria amanhã, ela reagiu com a mão...
    ...quando lhe disse que infelizmente a Cometa não poderia entrar mas que estava lá fora, não reagiu (como se tivesse ficado triste por a não poder ouvir)...
    ...quando lhe disse que a Bikovska estava lá fora e que tinha vindo do Fundão para a ver, pressionou-me ligeiramente a mão; mas quando lhe perguntei se ela a queria conhecer e tê-la junto a ela....
    Não há descrição!
    Ela tentou mexer a cabeça, pressionou-me a mão, mexeu ligeiramente a boca e a máquina começou a apitar..... ELA REAGIU!!!!!!!
    A enfermeira veio a correr, controlou os valores...
    Abracei a enfermeira, que não deixou de voltar a alertar para a situação crítica da nossa menina..."
    ENQUANTO LHE DIZIA ISTO OU AQUILO TUDO CORREU BEM...
    QUANDO LHE PERGUNTOU...
    ela ficou agitada e nesta situação, é de evitar que o doente fique agitado...
    Quem AVISA, AMIGO É.

    ResponderEliminar
  10. Em coma, pode haver três estados de consciência:
    comatoso e não responsivo - o paciente não se mexe e não responde a estímulos;
    comatoso mas responsivo - o paciente responde a estímulos com reacções como movimentos ou aceleração do batimento cardíaco;
    consciente mas não responsivo - o paciente pode ver, ouvir, tocar e sentir o gosto, mas não responde.

    Se no caso da Tânia for este:
    comatoso mas responsivo - o paciente responde a estímulos com reacções como movimentos ou aceleração do batimento cardíaco;
    Por isso, avisei para ter cuidado devido à ACELERAÇÃO DO BATIMENTO CARDÍACO que pode haver, muito perigoso no caso dela.
    Daí, que nunca se deve fazer perguntas à Tânia, nem preocupá-la com coisas desnecessárias.
    Para o bem dela o melhor de tudo é só dizer-lhe coisas boas, que não lhe provoquem nenhuma agitação interior.

    ResponderEliminar
  11. Da minha parte, agradeço o esclarecimento.
    Muita força e coragem.
    Sempre convosco e, sobretudo com a minha querida Tania.

    ResponderEliminar
  12. Olá. Há uns anos que visito o blog da Tânia apesar de interrupçao durante 2 anos. Tenho acompanhado no ultimo mês em silêncio. Gostava de perguntar se há abertura da parte da familia para as terapias naturais/complementares para ajudar a medicina convencional. Se houver, terei muito gosto em ajudar. Um abraço de Luz

    ResponderEliminar
  13. Muita Luz para a Tânia são o meu desejo de coração.
    Beijos
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  14. Uma passagem para me inteirar da situação e para desejar as melhoras.
    Um abraço do Zé

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.