quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Kalinka, Tânia's aunt , Portugal

Hoje tive o privilégio de estar 1 hora inteirinha de mão dada com a Tânia, falando com ela, acariciando-a. Fez-me muito bem e acredito que ela também ficou bem, parecia que ela seguia a minha conversa, que me ouvia com muita atenção.Uma lágrima apareceu num dos seus olhos. Tossiu. Um dos aparelhos começou a apitar quando ela tossiu com um pouco mais de esforço. Fiquei preocupada, mas felizmente tudo voltou ao normal.Gostei de ver que é bem tratada pela equipa de enfermagem, hoje estava posicionada de lado, para não fazer compressão sempre nos mesmos locais do corpo, coisa que nunca aconteceu quando estava nos Cuidados Intermédios.Antes de entrar, cá fora comecei a chorar, deu-me uma fraqueza que não aguentei e pareceu-me ser incapaz de entrar e não começar a chorar.Mas, depois, já lá dentro, a "nossa menina" é um anjo, que nos transmite uma Paz tão especial que tudo se esquece e, uma força me invadiu e não fraquejei de forma muito visível. De quando em vez, a minha voz tremia e eu sabia que seria melhor calar-me pois estava a começar a fraquejar, mas...fechava os meus olhos e pedia a Deus que me desse forças para não mostrar que estava a "quebrar" e Deus ajudou-me. Só de olhar para ela, ficamos como que envolvidos numa Paz indescritível.Quem conhece a Tânia sabe que ela é defensora de "PEACE AND LOVE" nada de intrigas, zangas, confusões. E, mesmo numa situação destas, tão crítica, ela transmite essa Paz a quem olha para ela. Aquela pele suave, fiz-lhe festinhas na testa, mesmo perto do grande dói-dói que ela tem. Disse-lhe que ela só precisa de 3 coisas: Calma, paciência e força. Mas a força será o trunfo que ela vai esconder, para usar na hora certa. Se estiver calma, colabora melhor com quem a trata de hora a hora...Paciência, para aguentar mais um pouco, estar naquele lugar, rodeada de máquinas, tubos, apitos, fios, etc. e, bem lá no fundo, ter a força para ultrapassar tudo e daqui a uns tempos poder gritar: Vitória!Tantas outras novidades lhe contei.Fiz uma grande festa quando vi que tinha as unhas cortadas, porque quando lá estive dia 15 de Janeiro, tinha as unhas enormes. Dei a volta à cama e fui-me agarrar à outra mão dela que tinha o soro, estava mais gelada e disse-lhe: agora a Tia está deste lado, não me fui embora, vim aquecer-te esta mão que está gelada. E, assim continuei. Apetece ficar ali agarrada a ela, pois a Tânia está muito agarrada à Vida. Disse-lhe que todos sabemos a lutadora que ela é, o médico diz mesmo que ela é uma guerreira. Enfim, falei e dei-lhe muitos beijinhos e estou tão bem, tão em Paz e disse-lhe para ela ficar em Paz também que amanhã vai lá ter o pai, a mãe e outras visitas.


Today I had the privilege of being 1 hour hand in hand with Tania, talking with her, toying it. Made me very well and I believe it was also good, it seemed that followed my talk, she listen very carefully. A tear appeared in one of his eyes. Coughing. One of the devices started to scream when she coughing a little more effort. I was worried, but fortunately everything went back to normal. Nice to see that is well treated by the nursing team, today was placed on the side, not to compression in the same places in the body, something that never happened when she was in Intermediate Care.Before entering, outside I started to cry, gave me a weakness that does not hold and it seemed to me to be unable to enter and not to cry. But then, already inside, "our girl" is an angel, she send us a very special Peace forget everything, and a force invaded me not so much visible. From time to time, my voice shaking and I knew it would be better to me stop talking, because it was set to start fraquejar but ... I closed my eyes and asked God to give me the strength to show I was not "break" and God helped me. Just look at Tania, we are concerned that as a peace indescribable.Who knows Tania, knows she is champion of "PEACE AND LOVE" no intrigue, angry, confused. And even in this situation, so critical, she transmits the Peace who looks at her. That smooth skin, did you party in the forehead, even near the big boo-boo that she has. I said Tania, that she only needs 3 things: Calm, patience and strength. But the force will be the asset that will hide it, to use in time. If you are calm, who collaborates with the best deals every hour ... Patience to endure a little more, be in that place, surrounded by machinery, pipes, whistles, wires, etc.. and, there in the background, have the strength to overcome everything and in a few times to shout: Victory!
Told her so many other innovations. I made a big party when I saw that she had cut her nails, because when I was there 15 January, was the huge nails. I have went back to bed and me to grab her hand that had the serum was more ice and told her: now Auntie is on this side, I went though, I warmed up the hand that is cold. And thus continued. Like there is attached to her, as Tania is very attached to life. I said: we all know she is a fighter, the doctor says that she is a warrior. Finally, I gave her many kisses and I feel well, as well as in peace and I told her to stay in peace that tomorrow there will be the father, mother and other visitors.

4 comentários:

  1. Boa noite, a autora deste texto.

    Penso que não a conheco, mas tambem tive em coma 21 dias e é muito bom falar coisas boas, ou levar cartas ou mesmo alguns comentarios daqui e ler, porque nos quando estamos em coma ouvimos e sentimos.
    È tão bom ouvir a voz de quem gostamos.
    É tão bom sentir carinhos, normalmente qnd as lagrimas nos cai dos olhos, é por alegria.

    Eu acordei do coma atras de uma maquina que transmite sons que fez acordar o meu cerebo, sei que não é igual para toda a gente.

    Mas por favor nao estejam ao pé dela triste, porque ela esta a reparar em tudo.

    A presença de amigos e da familia é muito importante.

    Acredito que ela tenha ficado muito contente com a presença do Luis (o irmao dela)


    MENSAGEM A FAMILIA
    A nossa menina vai conseguir sair desta e vai voltar a sorrir (pois a Tania tem um sorriso tao lindo). E temos que acreditar que ela vai sair conseguir.
    Eu gostava muito de a ir visitar, mas estou em Aveiro e é um pouco complicado eu deixar a loja fechada, espero que compreenda.

    Mas estou sempre com o meu pensamento na nossa menina.

    Um abraço muito especial para vcs.

    ResponderEliminar
  2. Provoca-me muita dor não estar perto dela. Mas não irei estar. Ela precisa de sentir, que é coisa que eu não lhe conseguirei transmitir,precisa de conforto e eu não conseguirei conter-me. A Céu eu sei que me perdoa e que me compreende,quanto às restantes pessoas...lamento! Será melhor assim, sobretudo para ela.(Irei, sim, se fizer falta!)
    Força linda.
    Abraços muito fortes a toda a família e muita coragem

    ResponderEliminar
  3. obrigada Paulo sempre fostes um grande amigo para ela bjos Céu

    ResponderEliminar
  4. Quero dizer à ANAMAE que, também eu pensei que ia chegar lá e não conseguia dizer nada, pensei que desatava a chorar; aliás a Céu minha irmã viu que lá fora, antes de entrar eu chorei e dizia que não conseguia.
    Mas, depois, já lá dentro, olhamos para aquele "anjo" que não tem culpa nenhuma de estar naquele estado, que MERECE todo o nosso carinho e amor e, uma força interior fez-me ficar muito tranquila e falar com ela; como disse no texto que escrevi, de quando em vez a minha voz quebrava um pouco, mas...eu parava, ganhava fôlego e com a ajuda de Deus, continuava.
    Talvez Deus me tivesse ajudado porque Deus sabe que é importante para a "nossa menina" ter e sentir alguém junto dela, que lhe dê afecto e força.
    Não sei se a ANAMAE já tentou e não conseguiu; conto aqui a minha experiência apenas para que, caso queira experimentar fazer como eu, tente.
    Mas, as pessoas não são todas iguais e isso não é para criticar.
    Cada pessoa reage de forma diferente.
    Como digo, nem eu acreditei ser possível, mas tentei e consegui, podia não ter conseguido e saía de lá, para não a preocupar caso começasse a chorar.
    Obrigado a todos pela força, carinho, apoio que têm transmitido à família e à Tânia.
    Se "Alguém" tiver muita vontade de ver a Tânia, aconselho a fazê-lo, pode ir qualquer pessoa visitá-la e para ela é bom ir ouvindo várias vozes, para perceber como é querida por todos os amigos e até desconhecidos.
    Paulo: muito obrigado pelas suas palavras, é sempre bom irmos sabendo experiências que outras pessoas passaram em coma; sabemos que há vários estados de coma, uns mais profundos do que outros, mas o ACREDITAR que ela nos ouve dá-nos um conforto imenso.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.