sábado, 7 de fevereiro de 2009

Marcenda, Lisboa, Portugal

Acabo de chegar do hospital, onde conheci a A. e a semidio. Também conheci os pais ds snow, que estavam a sair quando chegámos. Apesar do seu grande sofrimento, foram muito simpáticos para nós e ainda têm esperança, porque pelos vistos os médicos não estão assim tão certos da irreversibilidade da situação. A nossa Snowshoee, apesar do estado grave em que se encontra, não me pareceu totalmente desligada. Acho que ela sentiu a minha presença e que percebeu quem eu era. Acho. Mandei beijos de todos nós, disse-lhe que gostávamos muito dela, que não desistíamos, que não queria perdê-la agora que estava a vê-la pessoalmente pela primeira vez, que tínhamos muito orgulho nela, que a próxima música do bom dia é linda linda, chamei-lhe muitos nomes carinhosos, enfim, fartei-me de falar, como é meu hábito, mas fi-lo porque parecia mesmo que ela me ouvia e tentava reagir com os olhos e com a boca. As outras meninas também sentiram a mesma coisa. Amigos, o que for será, mas vim de lá com três certezas: ela está a ser muito bem tratada (as enfermeiras são de um cuidado e de uma simpatia impressionantes), não está em sofrimento, e os médicos ainda não desistiram dela (mudaram-lhe hoje a medicação). Levei umas floritas com um autocolante do BC, mas, como não as podia levar para junto dela, ofereci-as à mãe, que bem merece. Abraços para todos. A. e semidio, adorei conhecê-las.

I just got from the hospital, where I met A. and semidio. I also met Snow's parents, they were leaving when we arrived. In spite of their great suffering, they were very nice to us and are still hopeful, because apparently the doctors are not so sure that her condition is irreversible. In spite of the very serious condition, I didn't feel our Snowshoee was totally disconneted. I think she felt my presence and understood who I was. I think. I delivered kisses from everyone, told her we loved her, that we wouldn't give up, that I didn't want to lose her now that I'd finally met her, called her all sorts of sweet names, in short, I babbled as I usually do, but I did it because it really seemed that she was listening and trying to react with her eyes and mouth. The other girls felt the same. My friends, whatever wil be will be, but I came home sure of three things: she is being very well taken care of (the nurses are unbelievably caring and nice), she is not in pain, and the doctors haven't given up on her yet (they changed her medication today). I took some flowers with a Bookcrossing sticker but, as they were not allowed in the room, I gave them to her mother, who certainly deserves them. Hugs to you all. A. and semidio, it was lovely to meet you.

7 comentários:

  1. Thank you Ana for the anxiously awaited news! We continue to pray for Tania, her family and Claudio.
    All our love and support from my mum & me, here in Gibraltar.

    ResponderEliminar
  2. A autora deste texto

    ... mas fi-lo porque parecia mesmo que ela me ouvia e tentava reagir com os olhos e com a boca. As outras meninas também sentiram a mesma coisa...


    A nossa menina estava a ouvi-la e acredito que não seriam simples espasmos(*).
    A Tania estava sim a ouvi-la e tenho a certeza que ela lhe estaria a agradecer por estar ali presente.


    * - Um ESPASMOS é uma contração involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão.

    A Nossa menina estará sempre presente nas nossas mentes e nosso coração.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito comovida com esta história. Queria deixar aqui a minha solidariedade e força nesta hora de aflição. Espero do fundo do coração que tudo corra pelo melhor. As minhas preces estão com a menina e a família. Que Deus vos dê toda a força do mundo.
    Sofia


    Ps- dei com este blog através de um comentário no blog do Mocho.

    ResponderEliminar
  4. I am keeping her and her family in my prayers. This sounds very encouraging! We still have hope!

    ResponderEliminar
  5. Também concordo com o que aqui li, eu já tinha feito referência a esse assunto, no meu texto:
    Se alguém achar que quer/pode/deve ir visitá-la, por favor, vão. Nesta altura, mais do que a dor que sentimos ao vê-la tão frágil, acho que lhe devemos o nosso apoio, nem que seja apenas estar lá e dar-lhe a mão, dizer olá. Todos têm feito os possíveis para que a Tânia, na hora da visita não fique sozinha; por acaso, na 5ª feira eu pude estar com ela durante 1 hora porque não apareceu mais ninguém e eu usufrui desse privilégio, foi muito bom estar com a "minha princesa", mas quando há mais pessoas temos que nos ir revezando uns aos outros.
    Obrigado por todo o apoio e palavras de carinho que deixam à família e à Tânia.
    Vamos continuar com ela nos nossos corações, pensamento SEMPRE POSITIVO independentemente das tristes opiniões dos médicos (ela não é família deles, nem do sangue deles...)e, a força das nossas orações fará com que a Esperança e a Fé continuem vivas.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei feliz ao ler este texto da Marcenda, pois, tal como eu escrevi no meu texto, também ela acha que a Tânia nos ouve e fica feliz por saber que estamos lá, presentes e que lhe dizemos que gostamos dela e damos-lhe forças para continuar, um dia ela verá uma luz ao fundo do túnel.
    Segue a parte que gostei:
    ..."A nossa Snowshoee, apesar do estado grave em que se encontra, não me pareceu totalmente desligada. Acho que ela sentiu a minha presença e que percebeu quem eu era. Acho. Mandei beijos de todos nós, disse-lhe que gostávamos muito dela, que não desistíamos, que não queria perdê-la agora que estava a vê-la pessoalmente pela primeira vez, que tínhamos muito orgulho nela, chamei-lhe muitos nomes carinhosos, enfim, fartei-me de falar, como é meu hábito, mas fi-lo porque parecia mesmo que ela me ouvia e tentava reagir com os olhos e com a boca. As outras meninas também sentiram a mesma coisa..."

    ResponderEliminar
  7. Tenho acompanhado o estado de saúde da Tânia sempre, várias vezes ao dia.

    Deixei esta pergunta à tia da Tânia que conheço pessoalmente. Aconselhou-me a deixar a minha pergunta aqui :
    "Gostava de saber como se faz para deixar uma imagem e um texto como mensagem. Não sei fazer isto. Gostava de deixar uma foto pessoal que salvou o meu pai. Podem explicar, por favor!!!"

    Já enviei o meu texto à tia da Tânia (Kalinka) com 3 fotografias. Ela pode utilizar o meu texto e as fotos para colocar no blog.

    Beijinhos verdinhos de esperança

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.